Picos(PI), 17 de Agosto de 2019

Matéria / Saúde

Mais de 80 vagas devem ser abertas no Piauí em novo edital do Mais Médicos

Pelo novo edital, as inscrições ocorrerão entre 27 e 29 deste mês pelo site do programa

14/05/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-bf67d6a87a9c2ad4db.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-bf67d6a87a9c2ad4db.jpg (Foto: Reprodução)

Cerca de 84 vagas devem ser abertas no Piauí pelo novo edital do Mais Médicos. Seis meses após a saída dos cubanos, algumas cidades piauienses, como João Costa, ainda estão sem profissionais na Atenção Básica de Saúde.

“Nesse edital, as inscrições são só para médicos brasileiros. Essa lista com 84 vagas é preliminar. O Ministério ainda está trabalhando, pois tem municípios que tinham saído do programa e pediram para retornar e isso está sendo analisado […]  municípios que são do programa, tem vagas em aberto e não estão lá.   Por isso essa lista é preliminar e a oficial ainda vai sair”, disse Idivani Braga, coordenadora do Mais Médicos no Piauí.

Em entrevista  ela citou que a cidade de João Costa está sem profissional de saúde do programa e acrescenta que a maioria das desistências se dá em decorrência de residências médicas.

“Em João Costa entrou médico substituto e depois saiu para residência. Nesse momento esse município não tem nenhum médico. O que acontece é que eles se inscrevem no Mais Médicos, mas ao mesmo tempo já estão inscritos nos projetos de residência. Daí, caso não passem na residência, têm um emprego no Mais Médicos. Consequentemente, os que passam nos cursos de residência optam por esta. Alguns outros casos são médicos que não se adaptam ao regime do Mais Médicos que é  dedicação de 32 horas na unidade de saúde e 8 horas de estudo”, explica Braga.

Pelo novo edital, as inscrições ocorrerão entre 27 e 29 deste mês pelo site do programa. A previsão é que os profissionais comecem a atuar a partir de junho. O contrato dura por três anos.

 

Fonte: Cidade Verde

Facebook