Picos(PI), 26 de Abril de 2024

Matéria / Saúde

Brasil tem uma média de 400 mil casos de trombose por ano

O principal fator que leva à formação de coágulos sanguíneos é a falta de movimentação do corpo por muitas horas

04/07/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-6996deb3447f37fc56.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-6996deb3447f37fc56.jpg (Foto: Reprodução)

A trombose é uma doença vascular que consiste na formação de trombos – também conhecidos como coágulos – no interior dos vasos sanguíneos, que dificultam ou bloqueiam a circulação local e o retorno do sangue para o coração. Apesar da possibilidade de ocorrer em todas as partes do corpo, acontece majoritariamente nos membros inferiores. Quanto mais alta a região da obstrução, mais grave a doença.

Os sintomas incluem dor no local, inchaço, vermelhidão, rigidez na musculatura e aumento das veias mais superficiais e aparentes. O principal fator que leva à formação de coágulos sanguíneos é a falta de movimentação do corpo por muitas horas. Entretanto, tratamentos hormonais, como o uso de anticoncepcionais, bem como o tabagismo, histórico de câncer, período pós-operatório, os meses finais de uma gestação, assim como os primeiros dias após o parto, podem ser condições muito propícias para o desenvolvimento da enfermidade.

De acordo com o cirurgião vascular e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Bruno Naves, no Brasil estima-se que haja uma média de 400 mil casos por ano.

Meio Norte

Facebook