Picos(PI), 17 de Novembro de 2025
POLITICA EM PAUTA

Atividade econômica cresce 0,35% em fevereiro no Brasil

Em: 14/04/2020
P40G-IMG-35a0d15b732f350122a.jpg
Foto: Ilustração
A atividade econômica registrou crescimento em fevereiro, mês que não sofreu efeitos das medidas de isolamento social, necessárias para o enfrentamento da pandemia de covid-19. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (14) pelo Banco Central (BC). Em fevereiro, o índice apresentou alta de 0,35%, na comparação com janeiro, segundo dados dessazonalizados (ajustados para o período). Já na comparação com fevereiro de 2019, a expansão ficou em 0,60%. Em 12 meses terminados em fevereiro de 2020, houve expansão de 0,66%. No primeiro bimestre comparado ao mesmo período de 2019, houve crescimento de 0,33%. O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. (ABr)

Bolsonaro examina três nomes para o lugar de Mandetta na Saúde

Em: 07/04/2020
P40G-IMG-8c8fdc6aab500ed51da.jpg
Terra, Barra Torres e Yamaguchi (Foto: Reprodução)
Luiz Henrique Mandetta estava adorando tudo isso. Alçado a liderança política nacional, elogiado pela oposição, o ministro da Saúde se sentia à vontade até para ignorar as opiniões, mesmo toscas, do presidente da República. E não resistia, com sua palavra fácil e tom gentil, à tentação de fazer política em cada coletiva. Exagerou. O presidente chegou ao Planalto, nesta segunda (6), decidido a demitir Mandetta. Mas a turma do “deixa disso” agiu e o esperto ministro decidiu propor a flexibilização do isolamento nos locais com 50% da capacidade de saúde liberadas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Mandetta até ousou prestigiar o governador goiano Ronaldo Caiado, que na véspera havia rompido com seu chefe. Não tinha perigo de dar certo. Bolsonaro tem três opções para o lugar de Mandeta: o ex-ministro da Cidadania e deputado Osmar Terra (MDB-RS) está na “pole position”. Outra opção é seu amigo pessoal almirante Antonio Barra Torres, diretor da Anvisa e ex-vice-diretor do Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio. A médica Nise Yamaguchi, terceiro nome, defende o isolamento vertical e, como Bolsonaro, é entusiasta do uso da cloroquina, remédio contra malária, contra o coronavírus. (Com informações do Diário do Poder)

Reprovação de 52% fez Bolsonaro rever posição sobre coronavírus

Em: 02/04/2020
P40G-IMG-a45799412bc5b6d37c8.jpg
Foto: Divulgação
A população está muito insatisfeita com a conduta de Jair Bolsonaro no enfrentamento do coronavírus, como mostram pesquisas devastadoras, daí a sua decisão de melhorar o discurso. Ele agora tenta reverter, por exemplo, a reprovação generalizada detectada na pesquisa Diário do Poder/Orbis mostrando que 52,2% dos brasileiros reprovam a sua condução do combate à doença, contra aprovação de 34,2%. Do total, estão em dúvida ou não avaliaram apenas 13,6% dos entrevistados. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Bolsonaro é reprovado por 50,2% dos homens, só 38,6% o aprovam. Entre mulheres, 53,8% rejeitam sua condução da crise, contra 30,7%. É expressiva também a desaprovação dos brasileiros que têm a idade de Bolsonaro, 65 anos, ou mais: 47,5%. E a maior taxa de dúvida: 22,5%. É baixa a maior aprovação de Bolsonaro: 36,8% na faixa dos 36 aos 65 anos. A maior reprovação está entre jovens de 16 a 19 anos: 71,9%. A Orbis entrevistou 2.163 pessoas em todo o território nacional. A pesquisa foi realizada na segunda-feira (30). (Diário do Poder)

PP pede a suspensão por 30 dias do prazo para filiação partidária para as eleições de 2020

Em: 01/04/2020
P40G-IMG-cf77efe593bab2bba30.jpg
Senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas
O partido Progressistas (PP) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6359) com pedido de medida liminar para suspender por 30 dias o prazo para filiação partidária para as eleições de 2020, que se encerra no próximo sábado (4). Segundo o partido, a manutenção do prazo atual impedirá que muitos brasileiros possam satisfazer essa condição de elegibilidade, em clara violação aos princípios democrático e da soberania popular. De acordo com a argumentação, os potenciais impactos nas eleições de 2020 decorrentes da continuidade do cenário de calamidade ocasionado pela pandemia do novo coronavírus poderão inviabilizar a observância e o cumprimento dos prazos de filiação partidária, domicílio eleitoral e desincompatibilização. Outro ponto é que, em razão das medidas que impossibilitam as agremiações de promoverem reuniões, a arregimentação de novos filiados está consideravelmente comprometida. A relatora é a ministra Rosa Weber. (Com informações do STF)

Wellington pede para bancada federal remanejar emendas para a Saúde

Em: 31/03/2020
P40G-IMG-66727b083c556b55151.jpg
Foto: Divulgação
O governador Wellington Dias solicitou à bancada federal o remanejamento de emendas para a área da Saúde. A justificativa seria o momento único pelo qual o Estado passa e que precisa priorizar a vida da população. A reivindicação foi feita durante videoconferência realizada na tarde desta terça-feira (31). Segundo o governador, todos vão precisar trabalhar juntos para resolver o problema do coronavírus e os parlamentares têm um papel primordial. Dias lembrou que o estado está vivendo três crises ao mesmo tempo: a crise do coronavírus, das enchentes e das estradas. O senador Ciro Nogueira, um dos articuladores da videoconferência com a bancada federal, destacou o trabalho do governador à frente do combate ao coronavírus e se colocou à disposição para ajudar na articulação federal. (Com informações da CCOM-PI)

Mercado financeiro projeta queda de 0,48% na economia este ano

Em: 30/03/2020
P40G-IMG-029c8ba9d0dc90bcd15.jpg
Foto: Ilustração
Devido à pandemia de covid-19, o mercado financeiro espera por retração da economia brasileira este ano. De acordo com o boletim Focus, do Banco Central (BC), a previsão de queda do Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de 0,48%. Na semana passada, a estimativa era de crescimento de 1,48%. Essa foi a sétima redução seguida na projeção. O boletim semanal do BC traz as projeções de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos nos próximos anos. As previsões do mercado para o PIB de 2021, 2022 e 2023 continuam em 2,50%. Já a cotação do dólar deve fechar o ano em R$ 4,50, a mesma previsão da semana passada. Para 2021, a expectativa é que a moeda americana fique em R$ 4,30. (ABr)

Governadores do NE lamentam postura de Bolsonaro e mantêm medidas de isolamento

Em: 26/03/2020
P40G-IMG-96a4bb62fa01e16c046.jpg
Foto: Reprodução
Em conferência realizada na tarde de ontem (25), os governadores do Nordeste tiraram uma posição a respeito das declarações do presidente Jair Bolsonaro e dos encaminhamentos a serem adotados no combate ao Coronavírus nos nove estados da região. A avaliação é de que o momento vivido pelo Brasil é gravíssimo e requer bom senso, equilíbrio e muito trabalho para ser superado. “Ficamos frustrados com o posicionamento agressivo da Presidência da República, que deveria exercer o seu papel de liderança e coalizão em nome do Brasil”, cita trecho da carta expedida no final da reunião. O entendimento dos governadores é pela manutenção das medidas de combate em andamento, baseadas na ciência, seguindo as orientações de profissionais de saúde. Assinam a carta os governadores Rui Costa, da Bahia, Renan Filho, de Alagoas; Camilo Santana, do Ceará; Flávio Dino, do Maranhão; João Azevedo, da Paraíba; Paulo Câmara, de Pernambuco; Wellington Dias, do Piauí; Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte; e Belivaldo Chagas, de Sergipe. (Com informações da CCOM-PI)

Congresso já avalia cancelar eleições e prorrogar mandatos de prefeito

Em: 22/03/2020
P40G-IMG-52215151b39d91278af.jpg
Foto: Ilustração
Sem ter muito o que fazer, deputados e senadores do “centrão”, que ganhou peso e virou “Blocão” de 351 integrantes só na Câmara, nutrem ideia de cancelar as eleições municipais previstas para outubro e prorrogar o mandato dos atuais prefeitos. Parlamentares que participam do movimento, que ainda se encontra na categoria “fogo de monturo”, alegam que a crise do coronavírus inviabiliza a campanha eleitoral. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. O “Blocão” pode aproveitar a PEC 56, de maio de 2019, que prorroga os mandatos municipais por dois anos para unificar as eleições no País. A proposta que faz a alegria de prefeitos e vereadores é de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC). O movimento para prorrogar os mandatos dos prefeitos e vereadores alega que, com o Covid-19, não há clima para se manter a eleição. O problema é que campanha eleitoral ainda depende de comícios e “corpo-a-corpo”, condições proibidas no combate ao coronavírus. (Diário do Poder)
Facebook