Picos(PI), 16 de Novembro de 2025
POLITICA EM PAUTA

Iracema Portela participa de carreata e comício em Santana do Piauí

Em: 12/09/2016
090bd2f60bac694d20c638fa9360.jpg
Fã Page Iracema Portela

A deputada federal Iracema Portela (PP-PI) passou o último final de semana percorrendo alguns municípios da região de Picos e também de Paulistana, tanto em apoio às campanhas dos candidatos progressistas, quanto dos aliados de outras siglas. Na manhã de domingo, dia 11, Iracema esteve em Santana do Piauí, onde participou de carreata liderada pelo candidato a prefeito Chico Borges (PTB), atual presidente da Câmara Municipal. Ele tem como companheira de chapa a ex-vereadora Maria José, do PP. A carreata percorreu os povoados Lagoa Seca, Lagoa dos Marcelinos e Barro, encerrando no centro da cidade, onde a deputada Iracema e os candidatos majoritários fizeram uso da palavra.

Deputado Mainha fortalece campanha de Verônica Maia em Itainópolis

Em: 10/09/2016
0c8f33ba55deef047c867f178707.jpg
Deputado Mainha presente na campanha de Itainópolis / Foto: Reprodução

Quando não está em Brasília (DF), o deputado federal José de Andrade Maia Filho, o Mainha (PP-PI), tem percorrido o interior do Estado do Piauí, garantindo apoio e fortalecendo as candidaturas de seus correligionários nas eleições deste ano. Ontem, sexta-feira (09), ele participou de reunião política no povoado Maxixe, zona rural de Itainópolis, município que administrou durante oito anos, período no qual ele também se projetou politicamente para todo o Piauí como presidente da APPM. Na vizinha cidade banhada pelo rio Itaim, Mainha integra o palanque das “muié”, como está sendo batizada a campanha das candidatas a prefeita e vice-prefeita, Verônica Maia (PP) e Marilene Aguiar (PHS). A ex-primeira-dama Verônica Maia comandou a Saúde de Itainópolis nos três mandatos de seu esposo, Raimundo Maia. Já Marilene Aguiar foi vereadora e presidente da Câmara de Itainópolis e também exerceu o mandato de deputada estadual.

Michel Temer é recebido com vaias e aplausos no Desfile de 7 de Setembro

Em: 07/09/2016
55fa2e73c875f6130960fb845699.jpg
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Em sua primeira participação no Desfile da Independência como presidente da República, Michel Temer foi recebido por vaias e gritos de “golpista”, mas também por aplausos de quem assistia ao evento cívico-militar que aconteceu na manhã de hoje (07), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Segundo informa a Agência Brasil, ao chegar ao local reservado às autoridades para o início do desfile, Temer foi aplaudido pelo público que acompanha o evento das arquibancadas, próximas à tribuna presidencial. Logo depois, porém, dezenas de pessoas vaiaram e começaram a gritar “Fora, Temer” por diversas vezes. Um grupo de pessoas na mesma arquibancada se opôs ao protesto, levantando pequenas bandeiras do Brasil e dizendo: “A nossa bandeira jamais será vermelha”. O presidente se posicionou na tribuna onde estavam os presidentes do STF, Ricardo Lewandowski, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Além de autoridades militares, acompanham o desfile ao lado de Temer os ministros da Defesa, Raul Jungmann, da Casa Civil, Eliseu Padilha, da Justiça, Alexandre de Moraes, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, dentre outros.

João Vicente Claudino participa de passeata e inauguração do comitê de Dorinha em Vera Mendes

Em: 05/09/2016
49a394ed451bd04860c46f7abe0a.jpg
Foto: Divulgação

Apesar de ter saído do partido, o ex-senador João Vicente Claudino continua com estreitas relações de amizade com os membros do PTB, principalmente no interior do Estado. Acompanhado do deputado e secretário de Desenvolvimento, José Icemar Néri, o Nerinho (PTB), João Vicente esteve percorrendo alguns municípios da região de Picos no último final de semana, dentre eles Vera Mendes, onde o partido tem como candidata a prefeita, Maria das Dores Veloso da Costa Abreu, a Dorinha, atual vice-prefeita. Ela rompeu com o prefeito e candidato à reeleição, Milton Oliveira (PSD), no final de 2014. Na agenda de campanha constou uma grande passeata pelas ruas da cidade e a inauguração do Comitê, na Praça Dr Raimundo Maia, onde as lideranças, dentre as quais os ex-prefeitos Zé Maia e Chico Damata, o candidato a vice-prefeito, Noêmio Vera, e candidatos a vereador, discursaram para a multidão presente.

Carlos Luís Nunes lança candidatura a vereador e Evandro Reis desiste para apoiá-lo

Em: 03/09/2016
1cc305117fdc2db99b9db80b0299.jpg
Evandro Reis passa a apoiar Carlos Luís na disputa por uma vaga na Câmara de Picos / Foto: Fabrício Sousa

Depois de várias especulações, foi lançada oficialmente hoje, dia 03, a candidatura do engenheiro Carlos Luís Nunes de Barros a uma das 15 vagas do Legislativo Picoense. O lançamento ocorreu durante café da manhã na residência de Socorro Costa, com a presença da imprensa e alguns correligionários, dentre eles o empresário e vereador Evandro Reis (PSD), que anunciou sua desistência de concorrer à reeleição no pleito deste ano, em favor da candidatura de Carlos Luís. Também fortalecem a lista de apoios os ex-vereadores Osvaldo Costa e Edwarton Nunes e ainda parte considerável da família Barros Araújo, liderada pelo ex-prefeito Abel de Barros Araújo, de quem, inclusive, Carlos Luís foi vice entre 1993-1996. Filiado ao PSDB, que integra a coligação “Juntos Para Continuar Crescendo”, o filho do ex-governador e ex-senador, Helvídio Nunes, foi taxativo ao declarar que segue seu partido na eleição majoritária, apoiando assim a candidatura à reeleição do padre Walmir Lima (PT). Contudo, lideranças expressivas que estão lhe apoiando nesta nova empreitada, como é o caso do vereador Evandro Reis, não aparentam lhe seguir também nesse propósito.

Senadores piauienses mantém placar de 2 x 1 contra o impeachment de Dilma

Em: 31/08/2016
e5da09c510552b7f2a4f4649fe0f.jpg
Reprodução

Concluído hoje no Senado, o processo de impeachment resultou na cassação do mandato de Dilma Rousseff, agora ex-presidente da República, pelo crime de responsabilidade. Na votação final, o impeachment foi aprovado por 61 votos a favor e 20 contrários. Contudo, entre os três votos da bancada piauiense, só o senador Ciro Nogueira (PP) votou pelo impedimento definitivo de Dilma. Elmano Ferrer (PTB) e Regina Sousa (PT) votaram contra. Aliás, o placar de 2 x 1 na bancada piauiense no Senado foi registrado em todas as votações, desde a admissão, quando Dilma foi afastada do cargo; na abertura do processo, quando ela se tornou ré e, por fim, hoje quando o processo foi concluído, sob o comando do presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski.

 

Ministro da Casa Civil prevê 61 votos a favor do impeachment de Dilma

Em: 30/08/2016
02aaf3000976df4ed55768f20936.jpg
Ministro Eliseu Padilha / Foto: Lula Marques

O ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, espera que o impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, seja aprovado com ampla margem de votos, prevendo que 61 senadores serão favoráveis ao afastamento definitivo da presidente, na sessão decisiva que teve início hoje, dia 30 de agosto. As informações estão na edição digital do Jornal Estadão e repercutida e vários outros veículos de comunicação. Padilha evitou fazer comentários sobre o discurso de defesa proferido ontem Senado pela presidente Dilma. Contudo, a declaração do ministro demonstra a avaliação do Planalto de que a defesa de Dilma não trouxe nenhum impacto político sobre os senadores e que não foi capaz de virar nenhum voto. O Planalto classificou ainda a fala de Dilma como “fraca, politicamente” e “repetitiva”, “incapaz de angariar votos a seu favor”.

Ex-presidente Lula assistirá pronunciamento de Dilma no Senado amanhã

Em: 28/08/2016
f59b3232dc826a5df303761b4a72.jpg
Foto: Divulgação

De acordo com o G1, portal de notícias da Globo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assistirá das galerias do Senado Federal, nesta segunda-feira (29), ao pronunciamento da presidente afastada, Dilma Rousseff, durante o julgamento do processo de impeachment. De acordo com senadores do PT, Lula deve chegar a Brasília ainda hoje, dia 28. Para apresentar sua defesa, Dilma terá 30 minutos – prorrogáveis por prazo indeterminado a critério do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que comanda a sessão. Em seguida, ouvirá questionamentos formulados pela acusação, pela defesa e por senadores e poderá responder ou não. Entre as pessoas que devem acompanhar a presidente afastada estão os ex-ministros Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia; Defesa; e Esporte), Aloizio Mercadante (Educação), Eugênio Aragão (Justiça), Jaques Wagner (Casa Civil), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo). O ex-presidente Lula esteve em Brasília na última sexta-feira (26) e se reuniu com Dilma no Palácio da Alvorada. Em seguida retornou para São Paulo.

Facebook