Picos(PI), 16 de Novembro de 2025
POLITICA EM PAUTA

Wellington segura 5 votos da bancada do Piauí a favor de Dilma

Em: 17/04/2016
7b4bcf466dbba36e46a7c8885d79.jpg
Reprodução

Em Brasília desde a última terça-feira (12), o governador Wellington Dias está se esforçando pessoalmente na busca de apoios para evitar a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Ontem, sábado, ele esteve reunido com Dilma no Palácio do Planalto, juntamente com cinco dos 10 deputados da bancada piauiense que votarão logo mais contra o impeachment, sendo eles: Marcelo Castro, Fábio Abreu, Rejane Dias, Paes Landim e Assis Carvalho. Também estiveram presentes na reunião a senadora Regina Sousa e os suplentes que estavam no exercício do mandato, Flávio Nogueira e José Maia Filho, o  Mainha. A votação ocorre logo mais às 15 horas e são necessários 342 votos a favor do relatório de Jovair Arantes, para o processo seguir para o Senado.

Heráclito oferece jantar para Michel Temer e deputados aliados

Em: 15/04/2016
24051cdea04aa58df449f17b3046.jpg
Heráclito Fortes cumprimenta Michel Temer, observado por Elizeu Padilha

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI) ofereceu jantar na noite de ontem, quinta-feira (14), ao vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB) e a mais de 80 deputados que deverão votar a favor do Impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no próximo domingo. A informação é do jornal Folha de São Paulo. Os convidados, de acordo com a publicação, foram recebidos com vinho, whisky e outras bebidas. O vice chegou antes das 22h e saiu por volta de meia-noite. A relação de Temer com o organizador do jantar de ontem é antiga, pois foram colegas na Câmara dos Deputados na década de 90. Quando pertencia ao extinto PFL, Heráclito chegou ao cargo de vice-presidente da Mesa Diretora, em um dos mandatos do então presidente Michel Temer. Na época dirigia o país Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e os dois faziam parte da base aliada.

 

Deputados já organizam o Bolão do Impeachment em Brasília

Em: 13/04/2016
4622c9fd489f50e9cd90aa214e66.jpg
Deputados Manato e Paulinho com a lista do Bolão/ Foto: Ailton Freitas- Agência O Globo

Comum em jogos de Copa do Mundo, o famoso Bolão já está circulando nos corredores da Câmara dos Deputados em Brasília, para ver quem acertará o resultado da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), que vai ocorrer no próximo domingo (17). De acordo com O Globo, a lista com os palpites do placar da votação foi idealizada pelo deputado Paulinho da Força (SP), presidente nacional do Solidariedade. O valor do palpite é de R$ 100,00 e não é restrito aos deputados, mas o ganhador precisa acertar o placar com os votos a favor e contra o impeachment. Caso ninguém acerte, o valor arrecadado será destinado à caridade. Em pouco mais de dez minutos, o bolão já tinha sete participantes. Como idealizador e primeiro signatário da lista, Paulinho apostou que o placar será de 382 votos sim ao impedimento e 118 não.

 

Rompimento do PP faz o Piauí perder comando da CODEVASF

Em: 12/04/2016
b724f0c889b03054ea2eabe8caa0.jpg
Reprodução

A maioria da bancada do Partido Progressista (PP) na Câmara dos Deputados decidiu, no final da tarde dessa terça-feira (12), pelo rompimento com o Governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e votar pelo Impeachment na sessão do próximo dia 17 (domingo). Com o rompimento, o presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira (PI), já entregou os cargos do partido, dentre os principais o Ministério da Integração Nacional, dirigido por Gilberto Occhi e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), comandada pelo piauiense Felipe Mendes, ex-deputado federal e ex-vice-governador. Contrário ao impeachment, Ciro até que tentou manter o PP na base de Dilma, mas foi voto vencido. Com uma bancada de 47 deputados, 31 já manifestaram voto pelo impedimento da presidente.

 

Últimos acontecimentos têm animado os defensores do impeachment

Em: 09/04/2016
e534f6beb95b3293c0b7a010e744.jpg
Reprodução

De acordo com o Painel da Folha de São Paulo, edição de hoje (09), nas idas e vindas do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), uma sequência de fatos das últimas horas voltou a dar fôlego à deposição. Três pontos animaram a oposição: a delação da Andrade Gutierrez; a manifestação de Rodrigo Janot (contrário à posse de Lula na Casa Civil); e a decisão da Globo de transmitir ao vivo a votação no plenário. Acrescentamos ainda (por nossa conta) que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), que vai dirigir a votação, além de chamar as bancadas do Sul, Sudeste e Norte (mais favoráveis ao impeachment) pra votarem primeiro, vai também exibir, no placar eletrônico da Câmara, a foto de cada deputado quando for anunciar o voto contra ou a favor da presidente.

 

Grupo de Pablo também quer vaga de vice na chapa de Gil

Em: 07/04/2016
84b05c7f1d9c6e8e92d8d719c579.jpg
Daniela Meneses

O grupo do deputado estadual Pablo Santos também está no páreo pela indicação do candidato a vice-prefeito na chapa do pré candidato Gil Paraibano (PP). A confirmação foi dada pelo bioquímico Waldemar Santos Júnior (PRP), tio de Pablo, que foi vice da então candidata a prefeita, Belê Medeiros, em 2012. Em entrevista a uma emissora de rádio local, Júnior Santos destacou ainda que seu grupo se fortaleceu após o ingresso dos vereadores Renato Ibiapino e Valdívia Santos e que, portanto, também tem o direito de defender a indicação do candidato a vice de Gil, podendo ser ele mesmo o nome escolhido, ou o de sua esposa, a também bioquímica Verônica Danda Santos, que nas gestões de Gil foi secretária de Assistência Social e até o fim do mês passado estava à frente da Secretaria de Cultura do município.

 

PCdoB afirma que Gláuber Silva pode ser candidato a vice-prefeito

Em: 05/04/2016
76b65b6075b2c61540631982e923.jpg
Reprodução

O Diretório local do PCdoB nos enviou nota explicando que o advogado e secretário de Meio Ambiente, Gláuber Silva, ainda pode ser candidato a vice-prefeito na eleição deste ano, pois no seu caso o prazo de desincompatibilização é de quatro e não de seis meses, como erroneamente noticiamos mais cedo. Segue a nota: O comitê municipal do Partido Comunista do Brasil - PCdoB vem a público ratificar o nome do advogado Gláuber Silva como pré-candidato a vice-prefeito na chapa do Padre Walmir Lima. De acordo com a legislação vigente (Lei Complementar nº 64/90, Artigos 1º, III, b, c/c com os incisos IV, a) o prazo de desincompatibilização para candidatos a vice-prefeito que ocupam secretarias ou órgãos de primeiro escalão é de 04 meses. Nesse sentido, diversos Tribunais Regionais Eleitorais já se manifestaram que o referido prazo é diverso do estatuído para os pretensos candidatos a vereador: 06 meses. O próprio Tribunal Superior Eleitoral - TSE vem também seguindo tal entendimento, como expresso nos Recursos nº 21.645, de 2/3/2004 e 19.466, de 12/3/1996. Dessa maneira, Gláuber Silva deverá se afastar da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em 01 de Junho para colocar seu nome a disposição dos 12 partidos que dão sustentação ao projeto politico de reeleição do Padre Walmir.

Gláuber Silva não pode ser candidato a vice na chapa do Pe. Walmir

Em: 05/04/2016
e2998f4b442b3d72b6d711866ee6.jpg
Jesika Mayara

O advogado Gláuber Silva, do PCdoB, não pode ser candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito de Picos, José Walmir de Lima (PT), que deve disputar a reeleição em outubro deste ano. O nome dele vinha sendo defendido por uma coalizão de pequenos partidos do município, considerados emergentes, que apóiam a candidatura de Walmir Lima. Contudo, até o último dia 02 de abril Gláuber não tinha se desligado do cargo que ocupa na Administração Municipal, que é o de secretário de Meio Ambiente e pela Legislação Eleitoral está impedido de se candidatar a qualquer cargo eletivo na eleição deste ano. Com isso, o PTB aumenta sua preferência na indicação do companheiro de chapa do atual gestor picoense.

Facebook