Picos(PI), 02 de Maio de 2024
POLITICA EM PAUTA

Moro busca se descolar da terceira via e se consolidar como anti-Lula

Em: 01/12/2021
P40G-IMG-a2b458e1b7d0fc20618.jpg
Foto: Reprodução
Integrantes da campanha do ex-juiz Sergio Moro destacam que a estratégia no curto prazo é buscar se distanciar nas pesquisas dos candidatos da chamada terceira via para cada vez mais tentar se consolidar como o anti-Lula nas eleições de 2022. Nesse sentido, Moro deverá dizer nas conversas que terá com políticos que sua candidatura é pra valer e irá até o fim. Isso porque seus interlocutores já notaram que vem sendo levantado nos bastidores a possibilidade de ele desistir da candidatura presidencial em nome de uma composição com algum dos nomes da terceira via. Eles garantem, contudo, que isso não ocorrerá, que ele irá se candidatar, que é o que tem mais chances de derrotar Lula e que é o petista, e não Bolsonaro, seu principal alvo. Essa ideia inclusive já vem sendo feita nas suas redes sociais. De 30 posts publicados no último mês, dez são atacando Lula e nenhum atacando Bolsonaro. Há nessa estratégia a ideia de também atrair bolsonaristas arrependidos. A pré-campanha de Moro avalia que a mensagem que ele deve passar daqui em diante é de resgate de valores, algo que Bolsonaro usou nas eleições de 2018 mas, segundo aliados de Moro, não conseguiu entregar no seu mandato. Por isso, a linha da campanha de Moro até agora foi baseada nas teses bolsonaristas de 2018: reformas econômicas, liberalismo, segurança pública e, claro, combate à corrupção, que será sim sua principal bandeira. (Com informações de Caio Junqueira, da CNN Brasil)

PTB é uma página virada para Nerinho

Em: 30/11/2021
P40G-IMG-c77623ff2b3b7c4c92e.jpg
Foto: Gelimar Moura
O deputado estadual José Icemar Lavor Néri, o Nerinho (PTB) avalia convites de vários partidos. O mais recente partiu da direção regional do MDB. Mas o deputado pondera em razão da concorrência que teria na cidade de Picos, sua principal base eleitoral. No município, o MDB é dominado pelo deputado Severo Eulálio e o partido ainda conta em seus quadros com o deputado Pablo Santos, também com forte influência eleitoral na cidade, mesmo com seus liderados filiados a outras siglas. Sobraria pouco espaço para Nerinho. A única conclusão sobre o destino partidário é que o PTB já é página virada nos planos de Nerinho para 2022. (Com informações do colunista Elivaldo Barbosa)

Marcelo apresenta texto que limita emendas de relator

Em: 29/11/2021
P40G-IMG-e17241b70020f473a90.jpg
Foto: Divulgação
O senador Marcelo Castro (MDB-PI) protocolou, nesta segunda-feira (29), o relatório sobre mudanças das emendas de relator. O texto não crava números, mas determina que o valor não ultrapasse a soma das emendas individuais e das emendas impositivas. As emendas de bancada impositivas, de acordo com dados do relatório, correspondem a 1% da receita corrente líquida e as emendas individuais impositivas, a 1,2% da receita corrente líquida. Atualmente, entre os tipos de emendas, as de relator têm superado as demais. Somente para este ano, a previsão chega a R$ 30 bilhões. Apesar de defender a trava, Castro não comprou briga com outros parlamentares para impor o valor exato de limite das emendas de relator. De acordo com o texto do senador, o valor máximo será definido na Comissão Mista Orçamentária (CMO), desde que respeitado o limite das outras emendas. A comissão deve se reunir na próxima semana. Nesta segunda, vários senadores ligaram para o relator para tirar dúvidas e apresentar sugestões. Para o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), as emendas de relator devem ser limitadas a 1% do total das despesas discricionárias da Lei Orçamentária Anual. Já para senadores, como Álvaro Dias (Podemos-PR), as emendas deveriam deixar de existir. (Com informações da CNN Brasil)

Sabatina de Mendonça deve ocorrer na semana do esforço concentrado

Em: 25/11/2021
P40G-IMG-8ac570b4c0a12f18079.jpg
Foto: Agência Brasil
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (DEM-AP), indicou ontem, 24, que o colegiado fará a sabatina do ex-advogado-geral da União André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal (STF), na semana que vem, período do esforço concentrado designado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A data não foi anunciada, mas o comandante da CCJ deve anunciar um calendário nos próximos dias. O parlamentar do DEM também precisa designar o relator da indicação de Mendonça – oito senadores disputam a condição. Alcolumbre trava a sabatina de Mendonça há mais de quatro meses – ele foi escolhido por Bolsonaro no dia 13 de julho. No início da sessão, o presidente da CCJ se manifestou sobre o assunto e afirmou que tem a prerrogativa de elaborar a pauta do colegiado. (Com informações da Jovem Pan)

Júlio Arcoverde nega divergências entre parlamentares do Progressistas

Em: 24/11/2021
P40G-IMG-07b07e5365615976e24.jpg
Foto: Gelimar Moura
O presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde, negou a existência de divergências entre parlamentares da sigla a respeito da distribuição de bases eleitorais para a disputa de 2022. A declaração foi dada em resposta à possibilidade, ventilada nos últimos dias, de saída de parlamentares do partido, como B.Sá Filho, que estaria insatisfeito com a postura da direção. “O Progressistas é uma grande família, e como uma grande família tem algumas divergências, mas nada que não possa ser solucionado dentro de casa”, disse Júlio Arcoverde, ao ressaltar que a situação envolvendo o grupo político de B.Sá já está pacificada. Mais cedo, B.Sá também minimizou a situação envolvendo a relação com direção do Progressistas. Júlio Arcoverde também destacou que o Progressistas também trabalha para atrair lideranças para fortalecer as chapas para a disputa eleitoral de 2022. Segundo ele, nomes que estão na base do governador Wellington Dias (PT) atualmente podem migrar para oposição. (Com informações do Portal Cidade Verde)

PSDB contrata nova empresa para prosseguir com prévias

Em: 23/11/2021
P40G-IMG-8a830a79b3a71097527.jpg
Foto: Ilustração
Após a confusão na votação do último domingo (21), o PSDB contratou, nesta terça-feira (23), uma nova empresa, a Relatasoft, para viabilizar a conclusão das prévias. A empresa tem até oito horas para criar um novo sistema e, se isso acontecer, os técnicos dos três candidatos – Arthur Virgílio, João Doria e Eduardo Leite – poderão fazer testes na nova ferramenta. Depois disso, a desenvolvedora terá mais quatro horas para resolver eventuais problemas no sistema. Se aprovado depois de todos os testes, em até 18 horas, o aplicativo estará pronto para que o partido possa retomar as eleições. O PSDB informa que o contrato com Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), que criou o aplicativo usado no domingo, não foi cancelado. Os representantes da fundação estão reunidos com as equipes dos candidatos para explicar os problemas do último domingo. Não está descartada a possibilidade de a votação ser concluída com o uso do primeiro aplicativo, se a Faurgs garantir estabilidade e segurança ao sistema para a continuação do processo. Se o PSDB resolver manter o aplicativo que teve problemas, a nova empresa contratada, a Relatasoft, ficará como garantidora do processo de votação. (Com informações da CNN Brasil)

PSDB vai às prévias em busca de um candidato e de unidade para 2022

Em: 21/11/2021
P40G-IMG-b15184eb1c8d37ed83d.jpg
Foto: Reprodução
O PSDB pode conhecer seu potencial candidato à presidência neste fim de semana. Além da expectativa sobre quem deve chegar na frente nas prévias neste domingo (21), o partido tem outra preocupação: como a legenda sairá da disputa, mais unida ou fragmentada. Durante o debate organizado pela CNN na quarta-feira (17), Arthur Virgílio, Eduardo Leite e João Doria fizeram questão de garantir união ao partido depois das prévias. Com relação aos favoritos, Leite disse que deve permanecer no partido mesmo se perder, e Doria garantiu que a disputa não tinha a ver com projetos individuais dos candidatos. PSDB vai às prévias em busca de um candidato e de unidade para 2022. (Com informações da CNN Brasil)

Com novo teste negativo, Wellington aguarda contraprova para retornar ao Piauí

Em: 19/11/2021
P40G-IMG-ee034ba7d6f7f51f192.jpg
Foto: Divulgação
O governador Wellington Dias (PT) realizou novo exame de covid1-19 nesta sexta-feira (19) e testou negativo. Em quarentena em Glasgow, na Escócia, Dias aguarda uma contraprova para ser liberado pelo governo escocês para retornar ao Piauí. No último dia 11, o governador testou positivo para a covid quando participava da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26. Ele cumpre isolamento em um quarto de hotel em Glasgow e duas pessoas que permanecem com ele na Escócia também fizerem exames e testaram negativo. Wellington Dias teve sintomas leves com inflamação da garganta Ao ser liberado pelo governo escocês, o governador fará conexão França, São Paulo e Teresina. A previsão é que ele chegue no domingo (21) pela manhã. (Com informações do Portal Cidade Verde)
Facebook