Picos(PI), 27 de Abril de 2024
POLITICA EM PAUTA

JVC diz ser boa a perspectiva de filiação ao Progressistas

Em: 22/06/2021
P40G-IMG-4a717c7bf2e9933fda9.jpg
Foto: Reprodução
O ex-senador João Vicente Claudino, presidente licenciado do PTB,  não descarta a possibilidade de se filiar ao Progressistas. Durante evento na sede da Superintendência Regional do DNIT no  Piauí, acompanhado do senador Elmano Férrer, ele falou serem boas as perspectivas de se filiar ao Progressistas. “A perspectiva é boa. Acho um convite honroso. Temos um bom relacionamento com o senador Ciro Nogueira. É um convite que nos estimula e nos motiva. Mas vamos fazer dentro do tempo oportuno”, destaca. João Vicente não descarta a possibilidade de ser candidato a governador, apesar de que Ciro Nogueira seria o melhor nome no momento. “Disposição não falta. Digo que 2022 será um divisor de águas na minha vida política. Mas para mim, meu candidato é o senador Ciro. Ele é um grande nome. É avaliar o cenário. Temos que fazer isso com muita prudência”, disse. O senador Elmano Ferrer defende a filiação de João Vicente ao Progressistas. “É um dos maiores quadros políticos do Piauí. Tem condições de concorrer ao que quiser. Com certeza, terá todo apoio no Progressistas”, afirmou. (Com informações de Lidia Brito)

CPI suspende trabalhos e quer condução coercitiva de empresário

Em: 17/06/2021
P40G-IMG-04506f519f1f4b74cad.jpg
Foto: Divulgação
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD- AM), decidiu suspender nesta quinta-feira (17) os trabalhos do colegiado. A decisão foi tomada depois da confirmação da ausência do empresário Carlos Wizard.  Apontado por senadores que integram a CPI como um dos integrantes de um suposto “gabinete paralelo” de aconselhamento ao governo para ações de combate à pandemia de Covid-19, ele havia sido convocado pelo colegiado, mas ontem (16), mesmo fora do Brasil, nos Estados Unidos, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) e conseguiu um habeas corpus do ministro Luís Roberto Barroso. Diante da situação, o presidente da comissão determinou que seja solicitada à Justiça a condução coercitiva do empresário. Além disso, a CPI quer a apreensão do passaporte dele. Certos da ausência de Wizard, os senadores tinham um plano B para hoje, o depoimento do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Marques. Ele foi convocado para esclarecer um “estudo paralelo” usado pelo presidente Jair Bolsonaro para questionar o número de mortes por covid-19 no Brasil no ano passado. (ABr)

Lira: relatores da reforma tributária serão definidos nesta semana

Em: 14/06/2021
P40G-IMG-2a6c38ff716c1296619.jpg
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados (Foto: Divulgação)
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou hoje (14), por meio de uma rede social, que os relatores da proposta da reforma tributária serão definidos até o final da semana. Lira disse que conversou sobre a questão com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM- MG), e que os relatores das duas casas legislativas devem ser definidos simultaneamente. Lira disse ainda que vai se reunir nesta semana com líderes partidários e com integrantes da equipe econômica do governo para tratar da reforma, em especial nas questões relacionadas ao imposto de renda. De acordo com o presidente da Casa, o texto da reforma tributária será aquele possível e não deverá ser grande, mas que melhorará o sistema de cobrança e de arrecadação de tributos no país. Em maio, após extinguir a comissão especial que tratava do tema, Lira disse que a reforma iria tramitar de maneira fatiada e contaria com três ou quatro relatores. Com o fatiamento, a expectativa é de que os temas que tratam de impostos sobre a renda e o consumo sejam debatidos pela Câmara, e o passaporte tributário vai para o Senado. A previsão é que os dois temas sejam discutidos em cada Casa por 30 a 60 dias. (ABr)

Ministro diz que 160 milhões serão vacinados até dezembro no Brasil

Em: 11/06/2021
P40G-IMG-1c0b64f43dd63ff0c0c.jpg
Foto: Divulgação
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje (11), em São Paulo,  que 160 milhões de brasileiros serão vacinados contra a covid-19 até o final deste ano. “Vamos nos empenhar fortemente para acelerar a nossa campanha de vacinação, já distribuímos mais de 105 milhões de doses para estados e municípios e mais de 70 milhões de doses de vacinas já foram aplicadas, já temos uma cobertura de duas doses de mais de 15% da população brasileira e, em junho, teremos ao menos 40 milhões de doses de vacinas. A perspectiva do mês de julho é satisfatória, haja visto a chegada de vacinas. Somente com a Pfizer, até setembro, teremos 100 milhões de doses e de setembro a dezembro serão mais 100 milhões de doses”, afirmou. Queiroga participou, ao lado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, da inauguração de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de Enfermaria no Hospital Municipal Guarapiranga (SP). (ABr)

Rosa Weber decide que governador do AM não é obrigado a depor na CPI

Em: 10/06/2021
P40G-IMG-ab73bc643a4acaa2b8e.jpg
Ministra Rosa Weber (Foto: Divulgação)
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu ontem (9) que o governador do Amazonas, Wilson Lima, não é obrigado a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado. O depoimento estava marcado para hoje (10). Para a ministra, o governador não pode ser obrigado a comparecer a um interrogatório por ser investigado pela Polícia Federal (PF) por supostos desvios de verbas destinadas ao combate à pandemia de covid-19. “Os investigados por comissões parlamentares de Inquérito, assim como ocorre na seara judicial, não podem ser obrigados a comparecer a ato de inquirição”, entendeu a ministra. A defesa de Lima entrou com um habeas corpus preventivo para não comparecer ao depoimento. No mês passado, outros governadores também foram convocados pela CPI e entraram no Supremo com pedido para evitar o depoimento. Deverão comparecer à comissão os seguintes governadores: Helder Barbalho (Pará), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Mauro Carlesse (Tocantins), Carlos Moisés (Santa Catarina), Antonio Denarium (Roraima), Waldez Góes (Amapá), Marcos Rocha (Rondônia) e Wellington Dias (Piauí). (ABr)

País passa por transformação da infraestrutura nacional, diz ministro

Em: 08/06/2021
P40G-IMG-369a7d74b8050abb2d1.jpg
Foto: Divulgação
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que o Brasil passa por um momento de “transformação da infraestrutura” nacional, apesar das barreiras orçamentárias para novos investimentos: “Estamos passando por um momento difícil, conjuntural, de forte restrição fiscal, mas isso vai passar”, declarou Freitas, ao participar, na manhã desta terça-feira (8), de um evento em comemoração aos 20 anos de criação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ao falar sobre a necessidade de fortalecer a autarquia responsável por executar as diretrizes da política nacional de infraestrutura rodoviária, ferroviária e hidroviária federal, o ministro destacou as recentes realizações do órgão. Segundo o Ministério da Infraestrutura, cerca de 1.430 quilômetros de novas estradas foram entregues em 2020, superando em mais de três vezes os 400 quilômetros de pavimentação nova concluídos em 2019. “Daqui a pouco, não vamos ter um quilômetro de rodovia [federal] que não esteja pavimentada”, disse Freitas, revelando otimismo. (ABr)

Wilson Martins confirma pré-candidatura a deputado e não descarta MDB

Em: 07/06/2021
P40G-IMG-63308db269364ee2a4e.jpg
Foto: Arquivo
O ex-governador Wilson Martins (PSB) não descarta se filiar ao MDB. Ele diz que no momento a prioridade é formar a chapa proporcional do PSB. Mas diante das dificuldades, não descarta ir para o MDB. Wilson confirma que será candidato a deputado federal. Ele afirma que, na base, a expectativa é mesmo de redução do partido. "O Convite foi feito. Prioridade é tentar montar chapa pelo PSB. Também aguardamos porque todo ano pré- eleitoral tem alteração na lei eleitoral. Estamos aguardando essa possibilidade de nos programar para o pleito. O convite existe, mas não é impossível", disse. Segundo Wilson, apenas PT e MDB tem chances de montar a base. "Tem 9 partidos da base hoje. Já com certeza na ponta tem dois com condições de lançar chapas que é o PT e o MDB. Os outros tentam construir chapa. Essa chapa já se encontra montada e reforçada", destacou. (Com informações do portal Cidade Verde)

Brasil faz parte de elite que produz vacina, diz Bolsonaro

Em: 03/06/2021
P40G-IMG-463fff12012d3642738.jpg
Foto: Presidência da República
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento de rádio e TV nesta quarta-feira (3) em que comemorou o acordo de transferência de tecnologia para a produção de vacinas no Brasil entre a Astrazeneca e a FioCruz e destacou os 100 milhões de doses de vacinas distribuídas a estados e municípios. “Com isso passamos a integrar a elite de apenas cinco países que produzem vacina contra a covid no mundo.” Bolsonaro disse que sente profundamente cada vida perdida no país e que o Brasil é o quarto país que mais vacina no planeta. O presidente afirmou que todos serão vacinados até o fim de 2021 no país. “Neste ano todos os brasileiros, que assim o desejarem, serão vacinados. Vacinas essas que foram aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária].” O  presidente voltou a dizer que o país sempre teve dois problemas pela frente que vieram com a pandemia: o vírus e o desemprego. Os dois problemas, enfatizou, deveriam ser tratados com a mesma responsabilidade e de forma simultânea. “O nosso governo não obrigou  ninguém a ficar em casa, não fechou o comércio, não fechou igrejas ou escolas e não tirou o sustento de milhões de trabalhadores informais. Destinamos, em 2020, R$ 320 bilhões para o auxílio emergencial para atender aos mais humildes. Esse montante equivale a mais de dez anos de Bolsa Família. E mais de R$ 190 bilhões para ajudar estados e municípios”, ressaltou. (ABr)
Facebook