Picos(PI), 12 de Maio de 2025
POLITICA EM PAUTA

Hamilton Mourão diz que não será vice de Bolsonaro nas eleições de 2022

Em: 27/04/2021
P40G-IMG-3bb5e4ed704da84188d.jpg
Foto: Divulgação
O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, voltou a falar sobre o futuro político dele – e deve ser afastado de Jair Bolsonaro. Segundo ele, por uma questão ética, não concorre com o atual presidente, mas o general não descarta a possibilidade de concorrer ao Senado Federal. “Até o presente momento, o que eu tenho visto em diversas declarações do presidente Bolsonaro é que ele precisaria de outra pessoa no meu lugar, apesar dele nunca ter dito isso pessoalmente para mim. Mas a interpretação que tenho feito dos sinais que têm sido colocados é que ele vai escolher outra pessoa para acompanhá-lo na sua caminhada para a reeleição. E se abrir uma possibilidade, eu vejo que disputar uma cadeira no Senado pelas características do Senado, que estariam mais ao encontro da maneira como eu atuo”, afirmou. Mourão deve concorrer no Rio Grande do Sul e pelo PRTB que, segundo o general, passa por um momento de reorganização após a morte de Levy Fidelix, no último final de semana. (Com informações da Jovem Pan)

Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 5,01% em 2021

Em: 26/04/2021
P40G-IMG-220670936d57756fb4d.jpg
Foto: Divulgação
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano subiu de 4,92% para 5,01%. A estimativa está no boletim Focus de hoje (26), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos. Para 2022, a estimativa de inflação é de 3,6%. Tanto para 2023 como para 2024 a previsão para o indicador é de 3,25%. O cálculo para 2021 está próximo do limite da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. O centro da meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%. (ABr)

Ciro Nogueira é reconduzido à presidência nacional do Progressistas

Em: 23/04/2021
P40G-IMG-aa35c30abfff923d29c.jpg
Foto: Arquivo
O senador Ciro Nogueira foi reconduzido à presidência nacional do Progressistas. O evento ocorreu de forma virtual devido à pandemia do coronavírus. Ele conduzirá as estratégias do partido por mais dois anos. No cenário nacional, o partido tem um forte alinhamento com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na próxima segunda-feira (26), Ciro irá oficializar o lançamento de sua pré-candidatura a governador do Piauí. “Em convenção nacional fui reconduzido à presidência do partido pelo próximo biênio. Assim como afirmei durante a reunião, os desafios são grandes, mas nosso partido tem respondido a altura e tem avançado. Vamos continuar movidos pela esperança de dias melhores”, disse o senador. (Com informações do portal Cidade Verde)

Maioria do STF vota para manter decisão que considerou Moro parcial

Em: 22/04/2021
P40G-IMG-41653c6524e15c66da6.jpg
Foto: Divulgação
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (22) para manter a decisão que reconheceu a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro na condução do processo do triplex envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. Até o momento, por 7 votos a 2, os ministros entenderam que a decisão deve prevalecer. Apesar do placar, o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio. O presidente, Luiz Fux, também deve votar. O STF começou a julgar recurso da defesa de Lula para manter decisão da Segunda Turma, que decidiu, em março, pela parcialidade de Moro, por 3 votos a 2. Para a defesa, o plenário não poderia analisar o caso por questões processuais. O relator do caso, ministro Edson Fachin, votou contra o recurso da defesa. O ministro Luís Roberto Barroso acompanhou o voto do relator. O ministro Gilmar Mendes abriu a divergência e votou para manter a suspeição de Moro. Também acompanharam a divergência os ministros Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber. (ABr)

Governadores pedem à OMS e à ONU a quebra de patente para acesso ao IFA e vacinas

Em: 20/04/2021
P40G-IMG-030259b2dc4aff3096a.jpg
Foto: Reprodução
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, anunciou que, durante reunião com a Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada na última sexta-feira (16), foi solicitada a antecipação da transferência tecnológica para que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan possam produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) no Brasil e quebra de patente para facilitar acesso ao IFA e às vacinas. O chefe do executivo estadual explicou que, dessa forma, será possível cobrir a demanda existente, hoje, no Brasil e ajudar outros países. Wellington Dias comentou ainda que a diplomata Amina J. Mohammed aceitou trabalhar uma proposta que deve ser chamada de rede pós-covid. “A ideia é colocar uma responsabilidade no mundo inteiro de atuar globalmente na chamada rede pós-covid. A necessidade que cientistas do mundo possam lidar com as sequelas para que possamos cuidar, inclusive de problemas depressivos, que se tenha um conhecimento mais profundo do ponto de vista científico e, ao mesmo tempo, uma rede que possa atuar no mundo inteiro”, explicou o governador.

Atividade econômica cresce 1,7% em fevereiro, diz BC

Em: 19/04/2021
P40G-IMG-786d6fa8675e4250d29.jpg
Foto: Ilustração
A atividade econômica registrou crescimento, em fevereiro, pelo décimo mês consecutivo. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (19) pelo Banco Central (BC). Em fevereiro, o índice apresentou alta de 1,7% na comparação com janeiro, segundo dados dessazonalizados (ajustados para o período). Em relação a fevereiro de 2020, a expansão ficou em 0,98% (sem ajustes). No primeiro bimestre comparado ao mesmo período de 2019, foi registrado crescimento de 0,23%. Em 12 meses terminados em fevereiro de 2021, houve retração de 4,02%. O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. Mas o indicador oficial, com metodologia diferente do IBC-Br, é o Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todas as riquezas produzidas pelo país, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado trimestralmente. (Com informações da Agência Brasil)

Marcelo Castro elogia volta de Wilson Martins e diz que aliança fortalece

Em: 17/04/2021
P40G-IMG-13c00c913f847e60c7d.jpg
Foto: Divulgação
O senador e presidente do MDB no Piauí, Marcelo Castro, elogiou o retorno do PSB e do ex-governador Wilson Martins à base do governador Wellington Dias (PT). O acordo foi fechado na quinta-feira (15) durante reunião na residência oficial. Para Castro, a volta de Wilson Martins fortalece as alianças. "Nós do MDB vemos isso com bons olhos, com entusiasmo. Lá atrás o governador me perguntou como eu veria essa aproximação com Wilson Martins. Ele foi do nosso grupo, pertenceu ao nosso grupo. Ninguém se perde no caminho de volta. Foi uma boa aquisição essa aproximação do PSB com o nosso grupo. Isso fortalece nossas bases. Quero inclusive dar boas-vindas ao PSB", declarou o senador. Sobre 2022 no âmbito nacional, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações do ex-presidente Lula, Marcelo Castro afirma que é preciso aguardar uma posição do partido. (Com informação do Portal Cidade Verde)

Câmara reinstala comissão para debater prisão em segunda instância

Em: 15/04/2021
P40G-IMG-81669912c2937fca845.jpg
Agência Brasil
A Câmara dos Deputados reinstalou hoje (15) a comissão especial que discute a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 199/19 que trata da prisão de pessoas condenadas após o julgamento em segunda instância. O deputado Aliel Machado (PSB-PR) foi eleito o presidente do colegiado. O julgamento em segunda instância é realizado por tribunais que revisam decisões de juízes de primeira instância. Na Justiça comum, a segunda instância são os tribunais de Justiça (um em cada estado). Na Justiça Federal, a segunda instância são os tribunais regionais federais (TRFs). Atualmente, a possibilidade de recursos se estenderem ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) pode retardar o trânsito em julgado em muitos anos. A comissão vai se debruçar sobre a proposta que altera os artigos 102 e 105 da Constituição Federal para acabar com o recurso extraordinário ao STF e com o recurso especial no caso do STJ, respectivamente. Com isso, o trânsito em julgado da ação ocorrerá após o julgamento em segunda instância nos tribunais de Justiça dos estados ou nos TRF’s.  (Com informações da Agência Brasil)
Facebook