30/06/2016 - Jesika Mayara
Os criadores piauienses têm até hoje, 30, para fazer a certificação dos rebanhos vacinados contra a febre aftosa. A certificação é a comprovação de que o proprietário vacinou os animais e pode ser feita nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), espalhados em 186 municípios do estado.
De acordo com o coordenador da Adapi de Picos, Gerlan Vieira de Sousa, os criadores devem ir à agência munidos da nota fiscal da vacina.
O governo do Estado busca imunizar ao menos 90% do rebanho bovino do Piauí, calculado em 1.650.00 cabeças de gado.
Durante a campanha o prazo para certificação aconteceu até o dia 15 de junho, porém, com a greve dos servidores da Adapi, o período foi prorrogado até o dia 30. Devido a grande procura nas agências, principalmente do interior, o prazo poderá ser prorrogado por mais 15 dias.
O criador que não certificar seu rebanho sofrerá algumas punições, além da multa, como não poder movimentar seus animais, uma vez que não poderá expedir a guia de transporte animal (GTA).
Índices
“Até a semana passado o índice de vacinal no Estado estava a abaixo de 30%, aqui na USAV de Picos ele estava abaixo de 20%. Esse processo de certificação ficou prejudicado, acredito que os criadores tenham cumprido com a sua obrigação de vacinar o rebanho e com a volta dos trabalhos a normalidade as certificações poderão ser realizadas”, relatou Gerlan.
Para ser continuar com o status de Livre de Aftosa com Vacinação, o Piauí deve vacinar acima de 90% do seu rebanho bovino. Nas acompanhas passadas os índices registrados foram superiores ao preconizado pelo Ministério da Agricultura.