Picos(PI), 28 de Abril de 2024

Matéria / Social

Um Fusca, um Corsel e o sonho de empreender. Assim nasceu a Otica Riveliny, que acaba de completar 40 anos

13/02/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-8c1dad91e82b029969.jpg (Foto: Arquivo Pessoal)
P40G-IMG-8c1dad91e82b029969.jpg (Foto: Arquivo Pessoal)

O piauiense, José Rivaldo, fundou a Ótica Riveliny em Oeiras-PI, no ano de 1983. A segunda unidade, em Picos, nasceu em 1987, seguida de Araripina, em 1991. Hoje, o empresário conta com 20 filiais em 04 estados e tem um dos maiores laboratórios óticos do Nordeste, com capacidade para produzir 385 óculos por dia.

TRAJETÓRIA

Filho de um pequeno comerciante de Itainópolis, no Piauí, Rivaldo se mudou para Picos aos 15 anos, em 1977, com o objetivo de estudar e trabalhar. Inicialmente, ele morou com uma tia em um pensionato, onde conheceu um funcionário de uma ótica, que logo o convidou para trabalhar. Esse foi o primeiro contato de Rivaldo com o mundo ótico e foi amor à primeira vista – no sentido literal da palavra. Ele trabalhou no laboratório e se encantou com os processos repletos de física e matemática que via acontecer na prática. Ali, o jovem trabalhou por um ano e, posteriormente, por mais um ano em outra ótica.

A inquietude própria do empreendedor pulsava forte e ele começou a procurar um sócio. Propôs ao pai a venda da casa para abrir uma ótica, cuja recusa foi imediata. Em 1980, ele viajou para São Paulo no intuito de fazer um curso de ótica, mas diante das dificuldades, não conseguiu. Contudo, os sonhos não foram podados pelas limitações. Ele visitou distribuidoras na capital paulista e pegou revistas, chaves de fenda e todos os brindes que ganhou, sonhando com a própria loja apesar de não ter dinheiro para investir. Ao retornar, continuou em busca de um sócio. O irmão, Raimundo Filho, acreditou no projeto, vendeu seu fusca e colocou o dinheiro na mão de Rivaldo. Com o capital, ele montou uma loja em Picos, a “Center Ótica”. O local recuado e com pouca visibilidade não ajudou. O negócio durou seis meses, ele comprou o carro do irmão de volta, desmontou a loja e guardou a mercadoria e o mobiliário.

O sonho não foi destruído pelas adversidades. Sua noiva tinha uma irmã que morava em Oeiras e ele começou a sondar as possibilidades de negócio na cidade. Embora jovem, tinha uma visão empreendedora intrínseca. Na busca por informações de mercado, foi ao IBGE e conversou com comerciantes. Na época, não havia ótica no município. Ele percorreu outras cidades, mas resolveu abrir a ótica em Oeiras. As dificuldades eram muitas e ele lembra de levar o forro de gesso do ponto no bagageiro de um ônibus, já que não tinha carro. Apesar de simples, a estrutura física era bonita e contava com piso em carpete. A noiva Heleny, costumava dizer que, quando eles tivessem o primeiro filho, se chamaria “Riveliny” – uma junção do nome do casal – , e foi daí que nasceu o nome do empreendimento. Em 1983, foi inaugurada a primeira Ótica Riveliny. O início foi complicado: pouca mercadoria e nenhum acesso a representante. Rivaldo passou a levar médico oftalmologista para Oeiras e viajavam de táxi alugado por toda a região. O custo oneroso do táxi fez com que ele comprasse um Corsel usado, no qual colocou autofalantes e percorreu as cidades fazendo propaganda. Ao terminar as viagens, ia para o laboratório em Fortaleza confeccionar as lentes.

Quando o primeiro filho estava para nascer, Rivaldo colocou a então esposa no Corsel e viajou até Picos numa estrada não asfaltada e com muitas trepidações. Em meio às fortes contrações que anunciavam a chegada do primogênito, um pneu furou. Ao chegar em Picos, foram direto para o hospital. Rapidamente, ele foi avisar a mãe e a sogra, mas quando ia retornar ao hospital, outro pneu havia furado. Nesse pequeno intervalo, Riveliny chegou ao mundo. Rivaldo tem esse episódio marcante de sua história como o retrato das dificuldades que viveu e do quanto os desfechos fizeram tudo valer a pena.

Em 1987, ele montou uma loja em Picos e voltou a morar na cidade, mantendo a loja de Oeiras em funcionamento. Em 1991, foi a vez da terceira loja e a cidade escolhida foi Araripina, onde existia apenas uma ótica. Desde então, a expansão tomou força. Hoje, são 20 óticas espalhadas entre os estados do Piauí, Pernambuco, Ceará e Maranhão. Além disso, a Ótica Riveliny conta com um dos maiores laboratórios óticos do Nordeste, com capacidade para produzir 385 óculos por dia. Um dos projetos inovadores desenvolvidos pela empresa foi a Loja Itinerante: uma carreta completamente climatizada que hospedava um consultório, uma ótica no padrão das demais, uma cantina e um banheiro, atuando nas cidades onde não existe ótica ou onde eles não tinham filiais. A Loja Itinerante foi um sucesso e ganhou matéria na Ótica Revista.

Ao longo dos 40 anos de história, as Óticas Riveliny acumulam prêmios destaque em diversas cidades, além de prêmios a nível estadual. Rivaldo ganhou, também, títulos de cidadania em muitos municípios. O empresário tem forte atuação no âmbito do associativismo: faz parte de entidades de classe como a CDL, na qual foi presidente por dois mandatos em Picos, vice-presidente da federação e diretor da confederação nacional das CDL’s do Brasil; foi presidente do Rotary de Picos e Governador Assistente do distrito rotariano que inclui Piauí, Ceará e Maranhão; foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Picos e Região; é diretor da Fecomercio-PI; é conselheiro do SESC/SENAC Piauí; é diretor da Confederação Nacional do Comércio – CNC; e é maçom desde os 22 anos de idade.

PANDEMIA

A pandemia do Covid-19 afetou muitos setores da economia ao redor do mundo e no ramo ótico não foi diferente. Rivaldo enfrentou dificuldades, principalmente nos primeiros meses, quando as vendas totais chegaram a 15% do faturamento. O empresário afirma que foi graças aos programas do governo federal que ele conseguiu manter os funcionários. Ressalta, inclusive, que foram essas diligências que salvaram as empresas brasileiras. Apesar dos contratempos, eles aprenderam a trabalhar no novo cenário e conseguiram sair da crise, registrando uma forte retomada das vendas após o pagamento do auxílio emergencial.

VALORES E PERSPECTIVAS

No dia 21 de janeiro deste ano, a empresa lançou um produto próprio, as Lentes Rimaxx Vision.

Os 40 anos das Óticas Riveliny, completados neste mês de janeiro, ganharão uma super campanha de comemoração nos próximos meses, fazendo jus às quatro décadas de vigor, qualidade, desempenho, crescimento e inovação contínua.

Os principais valores da empresa estão no atendimento de excelência e na qualidade dos produtos, fatores que estruturam a história sólida de confiança e credibilidade. Para Rivaldo, o que interessa é a satisfação dos clientes, por isso desenvolvem um importante trabalho de pós-venda. “Estamos no mercado há 40 anos e permaneceremos por mais 40, com maestria, encantamento e paixão”, garante Rivaldo.

FOTOS

 

Fonte: Sou Destak

Facebook