27/09/2023 - Jesika Mayara
Mais de 100 pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas após um incêndio em uma festa de casamento no distrito de Hamdaniya, na província iraquiana de Nínive, na noite de 3ª feira (26.set). O Ministério da Saúde enviou caminhões médicos e mobilizou equipes em Nínive para cuidar dos feridos, que sofreram queimaduras e asfixia.
Segundo a Defesa Civil, informações preliminares sugerem que o incêndio foi causado por materiais usados na celebração. Em um vídeo divulgado pelo canal Rudaw, é possível ver o casal de noivos dançando no salão de festas, quando fogos de artifício são disparados, atingindo o lustre e chão do local. As chamas, então, começam a se espalhar.
"O incêndio causou a queda de algumas partes do teto devido ao uso de materiais de construção altamente inflamáveis e de baixo custo", disse a Defesa Civil, afirmando que a construção estava fora das normas de segurança e que o material utilizado, quando queimado pelos fogos de artifício, foi responsável por liberar gases tóxicos.
Em um breve comunicado, o primeiro-ministro, Mohammed Shiaa Al-Sudani, ordenou aos ministros que mobilizem todos os esforços de resgate, além de ajudar as vítimas. Na declaração, o premiê também informou que irá instaurar uma investigação sobre as causas do incêndio.
Fonte: SBTNews