16/02/2024 - Jesika Mayara
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
O Governador Rafael Fonteles decretou emergência em 40 cidades do Piauí. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado da última quinta (15).
De acordo com o gestor o motivo do decreto é a estiagem que atinge diversas cidades do estado. Este ano, devido ao fenômeno do “El Niño” a temporada chuvosa demonstrou irregularidade e preocupa especialistas.
No decreto o governador considera “a irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos na maioria dos municípios piauienses, sobretudo na região do semiárido, em especial nos aglomerados dos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Vales dos Rios Piauí e Itaueira, conforme informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH provenientes das estações de acompanhamento do INMET e ANA”.
Segundo o documento o monitoramento realizado pelo monitor de secas do Brasil, órgão da Agencia Nacional de Aguas – ANA, demonstra quem em dezembro de 2023, na porção sul houve o avanço da seca moderada (S1) e o agravamento da seca, que passou de Moderada (S1)para Grave(S2), devido a piora dos indicadores.
Em outro ponto o decreto destaca ainda que as chuvas ocorridas até o momento não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d’água dos municípios, gerando frequentes registros de exaustão de água nos poços artesianos localizados na região do sedimentar cristalino.
Por fim o governador declara situação de emergência, provocada pela “Estiagem” com vigência de 60 (sessenta) dias nas cidades a baixo.
Veja a lista:
Fonte: Meio Norte