Picos(PI), 01 de Maio de 2025

Matéria / Cidades

Avenida de Sussuapara homenageia pioneiro agropecuarista em cerimônia emocionante

Antônio Ferreira de Moura, o Antônio Vitor, deu nome ao trecho sussuaparense da rodovia estadual PI 377

12/12/2024 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-f65dc56ba0da8a0927.jpeg (Foto: João Paulo Leal)
P40G-IMG-f65dc56ba0da8a0927.jpeg (Foto: João Paulo Leal)

 

Por João Paulo Leal – Da Redação

Em uma cerimônia marcada pela emoção e pela valorização da história local, familiares descendentes de Antônio Ferreira de Moura celebraram na tarde de ontem, quarta-feira (11), o descerramento da placa que dá o seu nome ao trecho sussuaparense da rodovia estadual PI 377, que interliga o município de Sussuapara, no povoado Santa Luzia, ao bairro Pedrinhas, em Picos. O evento aconteceu em frente a casa onde morou o homenageado, no povoado Conselhos.

Antônio Vitor, como também era conhecido, foi um dos primeiros agropecuaristas da região e patriarca de numerosa família, cujos descendentes hoje se destacam no meio empresarial, jurídico, médico-assistencial, social e político. A homenagem partiu da Câmara Municipal de Sussuapara, por meio de projeto de lei apresentado em maio de 2021 pelo presidente da Casa, vereador Antônio Manoel dos Santos, o Antônio Ramiro (MDB).

Além dos descendentes de Antônio Vitor, o evento de ontem contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Naerton Moura, que também é bisneto do homenageado, a primeira-dama Carla Vitorino, o vice-prefeito Chaguinha, os vereadores Antônio Ramiro, Badim, Velosinho, Vanderli Ferreira, José Omar, Dedé Cipaúba e João Libório, que é neto do homenageado, a secretária de Educação, Jesuíta Rocha e ainda os vereadores eleitos Eduardo Café, Vaguim e Edilberto Leal. 

Também prestigiaram a homenagem ao patriarca, a filha Abertina Moura Marques, ex-secretária do Trabalho e Ação Social de Picos, os netos: Pedro Otacílio de Sousa Moura, prefeito eleito de Alagoinha do Piauí; as juízas de Direito, Valdênia Moura Marques de Sá e Maria Luísa de Moura Melo e Freitas, dentre outros, que relembraram emocionados o legado deixado por ele.

O prefeito Naerton Moura destacou, em seu discurso, a importância de homenagear figuras que ajudaram a construir a identidade do município. “Meu bisavô Antônio Vitor representa valores que carregamos como seus descendentes: coragem, determinação e compromisso com o bem comum. Hoje celebramos o seu legado e renovamos também o nosso compromisso de levar adiante os sonhos e ideais que ele defendia”, comentou.

O HOMENAGEADO
Antônio Ferreira de Moura, o Antônio Vitor, nasceu no dia 10 de fevereiro de 1893, vindo a falecer no dia 28 de outubro de 1983, aos 90 anos. Ao longo de sua vida, desenvolveu atividades na agricultura e agropecuária, sendo grande proprietário de terras na região de Conselhos e Carnaubal, por onde hoje passa a PI 377. Ainda jovem, praticava o comércio de animais, tecidos e especiarias, como tropeiro viajante pelos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. De seu casamento com Almira da Silva Moura nasceram 12 filhos e de sua descendência, vieram dezenas de netos, bisnetos e tataranetos.

Facebook