30/04/2025 - Redação
Três pessoas morreram com suspeita de dengue neste mês de abril na cidade de Barras,a 128 km de Teresina. A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que está investigando as mortes para confirmar se foram causadas pela doença. No Piauí, já há três óbitos confirmados por dengue neste ano.
As mortes em Barras ocorreram nos dias 14, 19 e 28 de abril, sendo duas mulheres e um homem. Todos apresentaram sintomas compatíveis com dengue, mas os exames que confirmarão se a causa foi realmente a doença ainda estão em andamento.
Segundo o painel epidemiológico da Sesapi, há 62 casos confirmados e 69 casos suspeitos de dengue no município. Diante dessa situação, a Sesapi informou que enviará ainda hoje uma equipe técnica à cidade.
“Até o momento, temos três óbitos confirmados clinicamente, mas nenhum confirmado laboratorialmente. Os pacientes apresentaram sintomas desde a internação até o óbito, e os médicos indicaram dengue como causa provável, com base no quadro clínico apresentado. Estamos realizando a distribuição de panfletos, orientando a população dentro das residências sobre as ações que devem ser tomadas no dia a dia, além do uso de carro de som. Recentemente, também realizamos um mutirão”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Francisco de Assis.
A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) informou que tem sido registrado um aumento no número de casos de dengue em municípios do estado e que os gestores estão atentos à situação.
“Nos municípios, temos observado um aumento dos casos suspeitos de dengue. Os gestores estão coletando exames e enviando para o Lacen, para confirmar se são positivos ou não. O secretário de Saúde de Barras já manifestou preocupação, pois a cidade registra mais de 100 casos confirmados da doença”, afirmou.
Fonte: Cidade Verde