Picos(PI), 16 de Novembro de 2025

Matéria / Internacional

Nasa nega vínculo com jovem que alega ser primeira astronauta brasileira

Laysa Peixoto afirmou em post em rede social que irá ao espaço em 2029 em missão com a Titans Space e que trabalhava na agêncial espacial norte-americana, além de estar recebendo treinamento para ir ao espaço

11/06/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-08423be50c2dec4a76.jpg (Foto: Reprodução Instagram)
P40G-IMG-08423be50c2dec4a76.jpg (Foto: Reprodução Instagram)


Em nota, a Nasa afirmou que Laysa Peixoto, que se dizia a primeira astronauta brasileira, "não é funcionária da Nasa, líder de pesquisas ou candidata a astronauta".

A jovem havia afirmado em post em suas redes sociais que representará o Brasil em uma nova era da exploração espacial, com viagens para estações espaciais privadas e futuras missões tripuladas à Lua e Marte. Ainda afirmava em seu LinkedIn ter trabalhado na Nasa liderando pesquisas aos 19 anos de idade.

A agência espacial ainda afirmou que "O Programa L'Space é um workshop para estudantes - não é um estágio da Nasa ou trabalho na agência. Seria inapropriado reivindicar a afiliação à Nasa como parte dessa oportunidade", de acordo com o comunicado.

Quanto à missão da Titans Space, a Nasa "também não é afiliada à missão espacial Titans", disse no mesmo comunicado. Não há menção à empresa entre as autorizações espaciais da FAA (sigla inglesa para a Administração Federal de Aviação, dos Estados Unidos), o que impede que esse vôo seja efetivamente realizado até o momento.

A CNN entrou em contato com Laysa Peixoto e com a Titans Space sobre o tema, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.

Fonte: CNN Brasil

Facebook