25/06/2025 - Redação
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Durante a solenidade que celebrou os 190 anos da Polícia Militar do Piauí, nesta quarta-feira (25), o governador Rafael Fonteles anunciou a nomeação de 660 policiais militares que atualmente estão em formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Teresina. A convocação está prevista para agosto deste ano.
Além disso, o chefe do Executivo estadual confirmou a realização de um novo concurso público da Polícia Militar, com previsão de ofertar 1.000 vagas. O edital deve ser lançado até o fim de 2025.
“Estamos chegando próximo aos 2 mil homens e mulheres, vou nomear mais 660 agora em agosto e teremos o novo edital do concurso até o final do ano. Considerando também as outras forças de segurança nos já ultrapassamos 3 mil novos homens e mulheres. Nossa meta é 4 mil e vamos conseguir chegar a essa meta nas forças de segurança conforme nos comprometemos”, afirma o governador.
A meta do governo estadual é atingir a marca de 4 mil nomeações na segurança pública até 2026. Até o momento, segundo Fonteles, mais de 3 mil profissionais já foram incorporados às forças do estado, somando PM, Polícia Civil, Polícia Penal e Bombeiros.
Em maio, o governador já havia divulgado outro reforço importante para a segurança: o lançamento do edital do concurso da Polícia Civil do Piauí, com 400 vagas previstas. As oportunidades serão para os cargos de Oficial Investigador, Perito e Delegado, com salários que variam entre R$ 6,8 mil e R$ 19,5 mil.
Fonteles destacou que o planejamento para os próximos anos inclui a continuidade de convocações e concursos.
“Ainda tenho que ver a quantidade exata que vai faltar, mas temos que fazer o concurso pensando nos outros anos. Então no mínimo 1.000 novos homens e mulheres para polícia militar, além do concurso da Polícia Civil, além do chamamento das outras turmas de formação da Polícia Penal e Bombeiros militares”, conta.
Fonte: Web Piauí