Picos(PI), 16 de Novembro de 2025

Matéria / Política

Georgiano Neto confirma retorno ao PSD para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

01/08/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-d651465fc4a273da2f.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-d651465fc4a273da2f.jpg (Foto: Reprodução)

O deputado estadual Georgiano Neto anunciou que irá retornar ao Partido Social Democrático (PSD) com vistas à eleição de 2026, quando será candidato a deputado federal. A decisão faz parte de um entendimento estratégico entre o PSD e o MDB, considerando a reestruturação das chapas proporcionais que devem ser adotadas pelos dois partidos no próximo pleito.

Georgiano Neto, que atualmente está filiado ao MDB, afirmou que a mudança ocorrerá durante a janela partidária, período em que detentores de mandato podem trocar de sigla sem riscos jurídicos. O retorno ao PSD, partido pelo qual iniciou sua trajetória política e foi filiado por mais de uma década, representa também um alinhamento com a direção nacional e estadual da legenda.

“Temos um projeto para 2026, que é disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Na janela eleitoral, devemos retornar ao PSD, sigla que fez parte da nossa história política e com a qual mantemos um bom relacionamento. Essa movimentação será feita em comum acordo com a direção do MDB, com quem temos um diálogo permanente e respeitoso”, destacou o parlamentar.

Com a formação de chapas cruzadas para a eleição do próximo ano, a estratégia prevê que os candidatos a deputado federal concorram pelo PSD, enquanto os que pretendem disputar vagas na Assembleia Legislativa do Piauí se filiarão ao MDB. A articulação reforça o entendimento político entre as duas siglas e visa otimizar a distribuição de vagas no Congresso Nacional e no parlamento estadual.

Georgiano Neto demonstrou confiança no desempenho do PSD nas eleições de 2026 e acredita que o partido tem condições de eleger a maioria dos representantes do Piauí na Câmara Federal.

“A expectativa é construir uma chapa muito competitiva. Se houver 10 vagas, serão 11 candidatos disputando; se forem 8 vagas, teremos 9 nomes — homens e mulheres com densidade eleitoral e força política. O PSD é hoje o maior partido do Piauí e do Brasil, e seguirá com protagonismo também em Brasília”, finalizou o deputado.

 

Fonte: Portal Cidade Luz

Facebook