Picos(PI), 07 de Agosto de 2025

Matéria / Política

Rafael Fonteles cumpre agenda com Lula e ministros para investimento bilionário

05/08/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-7c46fbad9b8d84adeb.jpeg (Foto: Renato Andrade/Cidade Verde)
P40G-IMG-7c46fbad9b8d84adeb.jpeg (Foto: Renato Andrade/Cidade Verde)

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, cumpre nesta terça-feira (5) uma série de compromissos em Brasília, com destaque para a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a participação na Assembleia Geral do Consórcio Nordeste. A principal expectativa é a assinatura de um acordo que deve confirmar o investimento de cerca de R$ 1 bilhão para a recuperação e revitalização da hidrovia do Rio Parnaíba.

Os recursos devem ser viabilizados por meio do fundo proveniente da privatização da Eletrobras, com repasses destinados à área ambiental e de infraestrutura hídrica. A recuperação da hidrovia é considerada estratégica para o desenvolvimento da região, ampliando a navegabilidade do Rio Parnaíba e fomentando a economia local com transporte fluvial de cargas.

“Estamos chegando aqui em Brasília para reuniões importantes, uma com o presidente Lula e o Conselho para tratar de vários temas, sobretudo essa questão envolvendo os Estados Unidos. À tarde, teremos também a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste e agendas com ministros para encaminhar temas relevantes para o Estado do Piauí”, afirmou Rafael Fonteles, em vídeo divulgado nas redes sociais.

O investimento na hidrovia é um dos principais projetos defendidos pelo governo do Piauí junto ao Governo Federal. A expectativa é que, com a confirmação do aporte, seja iniciada uma nova fase de obras e estudos para garantir a navegabilidade do rio em trechos estratégicos, integrando a região ao sistema nacional de transporte hidroviário.

Além da pauta da hidrovia, Rafael Fonteles participa de discussões no âmbito do Conselhão, que reúne representantes do governo e da sociedade civil, e trata de parcerias internacionais, incluindo relações com os Estados Unidos. A presença na Assembleia Geral do Consórcio Nordeste também reforça o alinhamento dos estados da região na defesa de investimentos e projetos comuns.

 

Fonte: Cidade Verde

Facebook