Picos(PI), 16 de Novembro de 2025

Matéria / Geral

Falta de água é tema de audiência pública na Câmara de Picos

18/09/2025 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-32debf2921b053f16d.jpeg (Foto: Jesika Mayara)
P40G-IMG-32debf2921b053f16d.jpeg (Foto: Jesika Mayara)

A Câmara de Vereadores de Picos realizou na manhã desta quinta-feira, 18, audiência pública para tratar sobre as constantes faltas de água, nos mais diferentes bairros da cidade.

Moradores dos bairros mais afetados pelo problema participaram do momento. Entre eles Maria Ivone Rocha, que reside na rua Luís Nunes no Bairro São José.

“Infelizmente eu sofro com problemas de abastecimento há 22 anos, porém, nos últimos meses, têm se agravado. A água, que só chegava de madrugada, faltou e passou um mês para voltar. Vim aqui em busca de soluções para o meu problema”, disse a servidora pública.

Participaram da sessão, proposta pelo vereador Welligton Dantas (PT), os vereadores Rinaldinho, Dalva Mocó, Eriberto Barros, José Luís, Pedro Pio, Creusa Nunes, Antônio Moura, João Rufino e Afonsinho. Representando a empresa Águas do Piauí, estavam os gerentes Flávia Miranda e Lucas Marques.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Picos, o problema já vinha sendo debatido durante as sessões ordinárias.

“É de conhecimento da população picoense que a Agepisa acabou e a Águas do Piauí assumiu. Nós vereadores não estamos sabendo o porque bairros que antes não faltavam água agora estão enfrentando essa realidade e aqueles outros onde já havia o desabastecimento se agravou mais ainda”, disse o presidente.

A sessão foi presidida pelo vereador Welligton Dantas, que convocou moradores de diferentes bairros para exporem a realidade enfrentada com o desabastecimento.

A gerente executiva da empresa, Flávia Miranda, afirmou que a audiência é uma oportunidade para conversar com a comunidade e explicar um pouco do projeto da Águas do Piauí.

“Quando iniciamos a operação em maio de 2025 nos deparamos com a problemática em alguns bairros e realizamos algumas intervenções. Em algumas localidades tivemos a ocorrência de interferência externa no sistema de água, com manipulação indevida, mas também, tivemos que redimensionar o sistema, porque a cidade cresceu, ou seja, o volume produzido pelos poços existentes não estava sendo suficiente para atender a população”, disse a gerente.

De acordo com a gerente novos poços serão perfurados. Como no bairro Morada Nova, por exemplo.

 

 

 

Facebook