Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Geral

Piauí cria cadastro público de condenados por violência contra a mulher

01/10/2025 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-0f7b01fa197aa2ee68.jpg (Foto: Freepik)
P40G-IMG-0f7b01fa197aa2ee68.jpg (Foto: Freepik)

O governador Rafael Fonteles sancionou lei que cria o Cadastro Estadual de pessoas condenadas por crimes de violência contra a mulher no Piauí. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (30) e entra em vigor em 30 dias.

O cadastro reunirá informações de pessoas que tenham sido condenadas criminalmente com trânsito em julgado por crimes de violência contra a mulher.

De acordo com a lei, o sistema vai disponibilizar:

Nome do condenado
Foto
Dados processuais
Período de cumprimento da pena

Essas informações ficarão disponíveis na internet, em um espaço a ser administrado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI).

Quem poderá acessar
O cadastro será público. Qualquer cidadão poderá consultar a lista online e verificar se determinada pessoa foi condenada por violência contra a mulher no estado do Piauí. A consulta será liberada desde a condenação definitiva até o fim do cumprimento da pena.

O Executivo ainda precisa regulamentar a lei, definindo os detalhes técnicos de funcionamento.

A proposta é de autoria da deputada estadual Vanessa Tapety (MDB) e foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles.

 

Cidade Verde

Facebook