Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Educação

Escola segura e acolhedora é tema da IV Mostra Científica do SESI em Picos

12/10/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-175a6e3b1c654a4bf6.jpeg (Foto: Gelimar Moura)
P40G-IMG-175a6e3b1c654a4bf6.jpeg (Foto: Gelimar Moura)

Neste sábado (11), o SESI Wilma Catão Araújo realizou a IV Mostra Científica com o tema ‘Escola segura: ambiente educacional que acolhe, protege e impulsiona a aprendizagem’, reunindo alunos, professores e familiares para apresentar projetos voltados à prevenção do bullying e ao acolhimento na escola. 

A mostra colocou em pauta a importância de criar uma cultura de respeito e empatia dentro do ambiente escolar.

Veja AQUI todas as imagens

O psicólogo escolar Victor Barbosa comentou sobre o tema “Esse é um tema muito atual e a escola abraçou dentro de um projeto maior que se chama ‘Ambiente positivo de aprendizagem’ […] E a gente busca trazer essa cultura de paz para o dia a dia das nossas práticas. A gente entende que essa cultura de paz é construída no cotidiano e não devemos esperar um momento específico pra agir.”

Tecnologia e inovação também estiveram presentes. Os projetos apresentados destacaram o uso de tecnologia como ferramenta de proteção e inclusão.

O aplicativo SESI Connect foi um dos destaques da mostra. Desenvolvido por alunos do 9º ano para aproximar a escola das famílias e facilitar a comunicação. A aluna Isabel Letícia explicou que a ferramenta permite contato direto com a coordenação, acompanhamento do desempenho do aluno e denúncias de bullying.

“O aplicativo busca facilitar a comunicação entre família e escola. Nós pensamos em uma plataforma que apoia e inclui o aluno, que permite que ele se sinta seguro, tenha apoio psicológico e se desenvolva sem medo de desabafar.”

Para a diretora, Francisca das Chagas Silva, o evento é muito mais do que uma mostra de trabalhos acadêmicos. “O evento é de grande relevância para a sociedade. Nós já trabalhamos há anos com o tema, mas agora, pós-pandemia, percebemos ainda mais a necessidade de cuidar da segurança emocional, psicológica e física. É uma escola que acolhe, e que envolve pais, alunos e familiares”, destacou.

O evento também contou com a presença de representantes do Conselho Nacional do SESI. O especialista Leone Marcelino Lopes destacou o incentivo à inovação científica desde as séries iniciais e elogiou o engajamento dos estudantes durante a mostra.

“Eu trabalho no Conselho Nacional do SESI, em Brasília e por meio do edital Conexão, o Conselho Nacional do SESI contemplou  o DR do SESI do Piauí, que tá fazendo esse projeto da mostra científica em três escolas: Teresina, aqui em Picos e em Parnaíba. Eu vim especialmente para prestigiar a mostra científica, que é uma coisa que o SESI apoia muito desde o infantil até o ensino médio. E é inspirador ver as crianças e adolescentes engajados, e eu estou bastante satisfeito com tudo que vi aqui hoje”, disse.

Ao final da programação, os projetos de destaque foram premiados com medalhas, reconhecendo o esforço e a criatividade dos estudantes.

 

Imagens: Gelimar Moura

Facebook