Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Cidades

Prefeitura de Campo Grande do Piauí debate causa animal durante audiência pública

05/11/2025 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-2a3f07d6d4ad49df23.jpeg (Foto: Ascom)
P40G-IMG-2a3f07d6d4ad49df23.jpeg (Foto: Ascom)

A Prefeitura de Campo Grande do Piauí realizou, nesta terça feira (04), uma audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir a atualização do Código de Postura Municipal e propor novas leis sobre o manejo e controle de animais no município.

O encontro reuniu o prefeito Dr. Tico, vereadores, secretários municipais, o grupo Campo Grande Amigo dos Animais, médicos veterinários e representantes da sociedade civil. A audiência atendeu a uma recomendação do Ministério Público, com o objetivo de promover o diálogo e construir soluções conjuntas para questões que envolvem animais soltos nas vias públicas, controle populacional de cães e gatos, castração, vacinação, identificação, prevenção de zoonoses e bem-estar animal.

Durante o debate, também foram abordados temas ambientais importantes, como as penalizações para infrações ambientais. Temas recorrentes como queimadas na área urbana práticas de queimadas controladas na zona rural e o manejo de animais de criação, como porcos, ovelhas e gado, que muitas vezes circulam soltos mesmo em áreas rurais também foram discutidos.

O prefeito destacou a importância da audiência como um passo inicial para a adequação das normas municipais à realidade atual.


“Realizamos hoje a audiência pública para tratar dos assuntos de animais soltos nas vias e também dos cães e gatos da nossa cidade — um problema comum a todos os municípios. É um primeiro passo para que possamos chegar a um diagnóstico da nossa situação, estamos buscando soluções com o grupo de proteção animal e clinicas veterinárias para ver o controle populacional, também e adequar o Código de Postura já existente, atualizando-o conforme a realidade local e nacional, para que as regras estejam em sintonia com as necessidades da sociedade de hoje”, afirmou o gestor.

O prefeito também mencionou as ações em andamento voltadas criação da brigada contra incêndios, para atuar na educação ambiental reforçando a importância da prevenção. “Trabalhar na área educacional, orientar sobre o cuidado, para evitar danos maiores ao meio ambiente”.

A audiência foi considerada produtiva e marcou um momento importante de escuta e construção coletiva. Segundo o prefeito, a participação da população foi essencial.


“A avaliação foi bastante positiva. As pessoas puderam expressar suas ideias e levar essas informações para as comunidades, igrejas e associações, contribuindo para equacionar problemas que afetam diretamente a população”, finalizou Dr. Tico.

A partir das discussões, a Prefeitura dará continuidade à revisão do Código de Postura Municipal, contemplando ações educativas, medidas de prevenção e regulamentações que promovam o bem-estar animal, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável de Campo Grande do Piauí

Facebook