10/11/2025 - Jesika Mayara
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Novembro começou e com ele a esperança do piauiense de o B-R-O Bró dar uma trégua. É um mês tradicionalmente marcado por chuvas isoladas, mas que, em 2025, pode começar a ter chuvas mais regulares a partir da segunda quinzena. A informação foi compartilhada hoje (10) pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMARH).
O Piauí teve seu último período chuvoso com chuvas abaixo do esperado, o que culminou em um estado de seca em grande parte do Estado. Salvo o extremo Norte, o restante do Piauí está em situação de seca ou de seca-extrema, como é o caso da região Sudoeste. Mas nos últimos dias, o Estado começou a entrar em alerta para perigos de chuva forte e tempestades em algumas regiões, o que deve se tornar mais regular a partir do dia 15.
Quem explica é a meteorologista da Semarh, Sônia Feitosa. “A partir da segunda quinzena tem-se uma tendência de estas chuvas aumentarem de quantidade e se tornarem mais espacialmente distribuídas. Lembrando que mesmo acontecendo estas chuvas em novembro, serão chuvas que vão marcas a transição daquele período seco para o mais úmido. São chuvas pré-estação”, diz.
A umidade do ar, no atual momento, continua baixa e hoje (10) o Piauí tem dois alertas – um de perigo para baixa umidade no extremo sudeste e um de perigo potencial de baixa de baixa umidade na região norte. Em grande parte do sudoeste pode ter ocorrência de chuvas isoladas.
Portal O Dia