22/09/2017 - Jesika Mayara
A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Piauí iniciou na última segunda-feira (18), na Unidade Básica Isaac Borges, centro da cidade, uma campanha para acompanhamento especializado de hipertensos e portadores de diabetes mellitus que fazem parte do Programa Hiperdia.
Na sede urbana do município cerca de 320 pessoas sofrem destas patologias crônicas e a partir do diagnóstico passam a serem acompanhadas pelos profissionais de saúde. A previsão é que a campanha do Hiperdia seja desenvolvida junto ao público-alvo até meados de outubro do ano em curso.
Segundo a enfermeira da UBS Isaac Borges, Maria Teresa, foi adotada como estratégia de acompanhamento e atendimento dos hipertensos e diabéticos a triagem por microárea do Agente Comunitário de Saúde (ACS).
"Temos um número considerável de hipertensos e diabéticos. Por essa razão adotamos realizar os atendimentos em dias específicos por setor do ACS, ou seja, naquela área do Agente são convocadas as pessoas que são hipertensas e diabéticas para ser aferida a pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação das medidas antropométricas. O objetivo é assistir melhor este público com ações centralizadas", afirmou a enfermeira.
Maria Teresa acrescentou ainda que mediante a realização dos procedimentos sejam registrados índices que fujam do considerado normal/ aceitável para a saúde do paciente, este será encaminhado para o médico e/ou nutricionista dependendo da necessidade para uma avaliação e orientação especializada.
Em se tratando dos hipertensos e diabéticos acamados, estes também estão sendo assistidos com as visitas domiciliares realizadas pelos profissionais de saúde.
ASCOM