Picos(PI), 21 de Maio de 2024

Matéria / Geral

Cartório Eleitoral fará plantão no fim de semana para atender eleitor

O praxo para regularização eleitoral termina no dia 09 de maio

04/05/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-cd28d90b993aac592f4.jpg (Foto: Jesika Mayara)
P40G-IMG-cd28d90b993aac592f4.jpg (Foto: Jesika Mayara)

Os cidadãos brasileiros que pretendem votar nas Eleições Gerais de 2018 têm até a quarta-feira, 9 de maio, para solicitar à Justiça Eleitoral seu título de eleitor. O prazo também vale para os eleitores alterarem seus dados cadastrais, transferirem seu domicílio ou regularizarem sua situação eleitoral. O primeiro turno das eleições deste ano será realizado no dia 7 de outubro.

Com a aproximação do final do prazo os Cartórios Eleitorais do Piauí funcionarão nesse sábado, dia 05 de maio, e domingo, 06 de maio, para atendimento ao público. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

Em Picos, o atendimento acontece das 08h00 às 13h00, durante o final de semana. De acordo com o chefe da 10ª Zona Eleitoral de Picos, Luís Borges de Sousa, na semana o atendimento também tem sido intensificado.

“Durante a semana o atendimento está acontecendo das 07h00 às 19h00. A procura está grande enorme, estamos atendendo eleitores, vindos de Picos de os outros municípios que compõe a nossa jurisdição”, disse Luís Borges.

Ainda segundo o chefe de cartório, 09 de maio é o último dia para tirar o título eleitoral e requerer a transferência de domicílio eleitoral, bem como fazer revisão de dados ou mudança do local de votação.

Ao procurar o cartório o eleitor deve estar munido dos seguintes documentos (originais e cópias):

– Documento oficial de identificação (RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, identidades profissionais, certidões de nascimento e casamento, etc.;

– Comprovante de residência emitido há menos de três meses (contas de luz, água ou telefone, nota fiscal ou envelopes de correspondência, etc);

– Comprovante de quitação com o serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título.

Punições

O eleitor que está com o título cancelado além de não poder votar nas eleições deste ano enfrentará uma série de problemas, inclusive de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos em bancos oficiais.

Assim como gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Facebook