05/11/2018 - Jesika Mayara
Estudantes de aglomeram na entrada da Uespi no primeiro dia de prova do Enem (Foto: Jailson Soares)
Estudantes de aglomeram na entrada da Uespi no primeiro dia de prova do Enem (Foto: Jailson Soares)
O Piauí apresentou a menor taxa de abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos 119.379 inscritos, 97.294 compareceram aos locais de prova neste domingo (04), o que representa 81,5% do total, é o que apresenta os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O percentual de faltosos deste ano no Piauí foram de 18,5%, o equivalente a 22.085 dos inscritos. A média geral no Brasil, dos que não compareceram ao primeiro dia de prova foi de 24,9%.
Depois do Piauí, a menor taxa foi da Paraíba, com 21,2% de faltosos. A maior quantidade de abstenções foi registrada no Amazonas, 32,6% dos inscritos. Em todo o Brasil, mais de 5,5 milhões de pessoas se inscreveram e mais de 1 milhão faltaram.
Segundo o Secretário de Estado da Educação, Helder Jacobina, se os índices permanecerem como estão, o Piauí será, pelo terceiro ano consecutivo, o estado com menor taxa de abstenção. “No Piauí, só temos aplicação do exame em 32 municípios, dos 224, então a logística de deslocamento é maior e por isso, não tenho dúvida que projeto Passe Livre influencia diretamente no percentual de estudantes presentes à prova. Se próximo domingo mantivermos esse índice, vamos conseguir, pela terceira vez, ser o Estado com o maior número de participantes no Enem”, destacou o secretário.
Horário de verão
O horário de verão, que teve inicio neste domingo (04), não foi empecilho para os estudantes piauienses. Mesmo com o adiantamento da hora da prova, houve poucos relatos de candidatos atrasados.
A recomendação do Ministério da Educação é de que os estudantes cheguem cedo aos locais para não correr o risco de perder a aplicação da prova. No próximo domingo (11), será o segundo dia de provas do Enem. Os portões dos locais de aplicação do exame serão fechados pontualmente às 12h (horário local).
Portal O Dia