Picos(PI), 27 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Festa do Vaqueiro reúne tradição e fé em Santa Cruz do Piauí

Centenas de vaqueiros participaram do evento

07/05/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-224cd2bdc2c5a98116a.jpg (Foto: Gelimar Moura)
P40G-IMG-224cd2bdc2c5a98116a.jpg (Foto: Gelimar Moura)

Os laços, botas e chapéus de couro, a intimidade com as montarias e as músicas típicas do campo marcam a Festa do Vaqueiro de Santa Cruz do Piauí, realizada neste sábado, 05 de maio, com a participação de centenas de vaqueiros de toda a região. A festa, que teve apoio da prefeitura municipal, já faz parte do calendário de eventos do município.

Logo cedo aconteceu o encontro dos vaqueiros em frente ao Mercado Municipal, após a realização de um café da manhã os todos seguiram em procissão até a igreja Nossa Senhora Santa Ana, onde aconteceu a Missa do Vaqueiro, celebrada pelo pároco Antônio Cristo.


 

Uma mistura de fé e tradição, que reúne as famílias que há muitos anos, tornando a festa um ícone de gratidão, conquistas e proteção divina. Confira cobertura fotográfica completa!

Após a benção final, os vaqueiros seguiram para a fazenda Umburana onde aconteceram um almoço, disputas e shows com Sandro Lima e Edy Sacana.

Prestigiaram o evento prefeito Barroso Neto, o vice-prefeito e secretário de Administração, Francisco Geneval Gonçalves (Nego de Boza); o ex-prefeito e secretário de Governo, Jurandir Martins dos Santos; o diretor do Hemopi, Juradir Filho; o deputado estadual Nerinho; o prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley de Deus; vereadores e secretários municipais.

 “Este é um momento que aproveitamos para confraternizar com a vaqueirama e com a população de toda a região, um momento de resgate da cultura nordestina. Momento de crença popular, aqui temos tradicionalmente esta festa é muito importante este momento”, disse Jurandir Filho.

A Festa do Vaqueiro, organizada pelos proprietários da fazenda Umburana Fátima e Marcos Moura, contou ainda com cerca de R$ 5 mil reais em prêmios, para os vencedores das competições.

 “Superou nossas expectativas. Realizo a festa há muitos anos e pretendo continuar realizando por muito tempo. Este ano teremos a pega de duas novilhas, quem pegar será o dono”, relatou Marcos Moura, organizador do evento.

Emanado em promover cada vez mais a cultura em Santa Cruz do Piauí, o prefeito Barroso Neto, externou sua alegria em poder participar da festa. “Pretendo manter meu apoio todos os anos a esta festa. Desejo a todos os vaqueiros e organizadores deste evento muita sorte para que possam realizar a cada ano uma festa maior”.


 


 

 

 

Facebook